Entrevista sobre Educação Musical - Santo Angelo

SANTO ANGELO: Conte-nos um pouco de vocês e das escolas que fundaram.
LUCIANO MACEDO: Vamos lá! Sou uma pessoa simples e sonhadora como qualquer outra. Tive o privilégio de ter uma família que meus tios e meu pai tocavam violão e um primo que tocava flauta doce. Enfim, esse era o ambiente que existia quando era criança, não muito diferente de tantas outras famílias musicais. Esta condição privilegiada me influenciou no caminho da música.
A Mega Music é uma instituição com proposta de dar acesso a um público que também sonha em estudar música de uma forma séria e profissional, com a mesma seriedade de uma Faculdade ou Conservatório, mas com preço mais acessível. Tivemos oportunidade de ir para um local mais badalado, mas escolhemos a periferia que é mais carente. Nosso objetivo é desenvolver a valorização do ser humano por meio da Música como Arte na sociedade.
SANTO ANGELO: Como vocês veem o futuro da Educação Musical no Brasil? Acreditam que será mais presencial ou EaD (Educação à Distância)?
LUCIANO MACEDO: Acredito que a facilidade de ter contato com métodos e músicos diferentes ou de algum estilo específico já determinou a consolidação do virtual ou EaD. Porém, o aprendizado à distância favorece quem já tem facilidade e uma boa percepção musical. Mas, existe àqueles que também irão precisar de mais atenção, ou ver o professor tocando o acorde ao vivo e poder analisar melhor a frase. Acredito que a sala de aula sempre existirá e a troca é muito importante entre aluno e professor.
SANTO ANGELO: O aluno que está começando a tocar um instrumento musical hoje, onde poderá almejar chegar com a Música? Eles pensam em viver da profissão “musico”?...(Leia a Matéria Original).